O que tem acontecido muito nos nossos grupos de oração é que Deus tem ficado em segundo plano. Muitos dos servos têm perdido o foco, e tem se inebriado, por exemplo, pelo destaque de estar ali na frente, isto é, ficam se achando melhores do que o pessoal da assembléia, melhores até do que os outros servos. Isso leva os outros servos a alimentarem um sentimento do ÓDIO por essas pessoas, e a isola-los do resto. O pessoal da assembléia, principalmente os que estão vindo pela primeira vez, ao ver um servo tão arrogante, nunca mais volta, se irrita, até aqueles que vem a muito tempo.
Quando Deus entra em segundo plano, tudo fica DIFÍCIL DEMAIS. Nenhuma dificuldade é maior do que a nossa capacidade de vence-la, não com Cristo ao nosso lado, mas, mesmo assim, nós desanimamos. O mundo passa a chamar mais atenção, o grupo de oração se torna só mais uma atividade corriqueira, a missa então, fica insuportável, dá sono, vira uma obrigação. A hóstia, que deveria ser Jesus Sacramentado, o alimento da alma, parece que perde o valor, e começam as dúvidas a respeito de Deus.
Começamos, então, a concordar com aqueles que olham para nós de fora: aquelas pessoas lá do grupo são ET's, como é que conseguem viver tão bem estando tão mal. Parece impossível viver com Deus. A balada é mais interessante, minha namorada é mais interessante, meu computador é mais interessante, meu chaveiro é mais interessante... DORMIR FICA MAIS INTERESSANTE QUE DEUS, AQUELE QUE DEU A VIDA POR TI, QUE TE SALVOU, QUE NÃO DEIXOU DE TE AMAR UM SÓ INSTANTE DA TUA VIDA!
Acaba brigando com todos, saindo do grupo, e voltando a vida antiga: o grupo fica só uma "aventurazinha". A partir daí é que as verdadeiras dificuldades começam a surgir.
Não tire o foco de Deus. Se está difícl, confia n'Ele. Se está cansado, Ele te carrega nos braços. Se não consegue mais ver caminhos a sua frente, peça a sabedoria. Nunca desisita!
"Alguém entre vós está triste? Reze! Está alegre? Cante."
(Tg 5:13)